A sessão de segunda-feira (16) na Câmara, mais parecia a última do ano. Após a votação de domingo, quando três vereadores não conseguiram a reeleição, Marlene Lima, Benício Baldansi e Erik Roberto aproveitaram o pequeno expediente para fazerem um desabafo e ao mesmo tempo, um agradecimento pela votação recebida. O primeiro a usar a tribuna foi Erik, que afirmou estar agradecido por esses 12 anos de prestação de serviços à população enquanto vereador. Ele classificou este período como momentos de glória em sua vida, tendo sido inclusive vice-prefeito enquanto esteve fora do Legislativo. Erik Roberto relembrou momentos marcantes de sua trajetória como vereador, citando emendas ao Regimento Interno e Lei Orgânica, além de sua passagem por secretarias municipais, inclusive a secretaria de Educação, quando participou da conquista do Piso para os professores. O parlamentar finalizou agradecendo os votos recebidos e declarou que sai de cabeça erguida e com a certeza de missão cumprida. Ele agradeceu à família, seus filhos e deixou claro que fez uma campanha limpa, não tendo jogado nenhum “santinho” em via pública, pois considera que o candidato que faz este tipo de sujeira já é uma forma de corrupção.
Coelho do Bar parabenizou Erik pelas palavras e elogiou o trabalho dele, Marlene e Benício durante estes quatro anos. Aproveitou ainda para cumprimentar o prefeito eleito Marcelo Chaves Garcia e Luizinho pela vitória nas urnas. Coelho agradeceu pelos 927 votos recebidos e prometeu intensificar os trabalhos nos próximos anos de forma veemente. “A cobrança vai ser maior ainda. Vou mudar meu jeito de trabalhar”, prometeu, afirmando no final de sua fala que será linha dura dentro da Câmara com a administração, cobrando mais ainda do prefeito e secretários municipais.
O vice-presidente Antônio do Lázaro agradeceu toda a população por sua reeleição e cumprimentou o prefeito eleito, afirmando ser o reconhecimento de um trabalho bem feito por sua administração e que esses votos são a retribuição do povo ao serviço prestado. Ele agradeceu a todos os servidores públicos pelo voto no prefeito. Tonho do Lázaro agradeceu aos eleitores do Quilombo Nossa Senhora do Rosário, Pontalete e comunidades rurais que confiaram seu voto nele para que o trabalho continue, mas ao mesmo tempo repudiou a sujeira deixadas nas ruas no dia da votação por muitos candidatos.
Já a secretária da Mesa, vereadora Marlene Lima, parabenizou Marcelo e Luizinho e também aos votos que obteve no domingo, embora não tenha conseguido a reeleição. Ela desejou sucesso aos eleitos e afirmou que sai de cabeça erguida, tendo da tribuna, enumerado seus trabalhos enquanto legisladora. A mesma linha seguiu o vereador Benício Baldansi, que agradeceu a confiança dos eleitores para com ele, embora não tenha sido eleito e desejou sucesso aos eleitos.
Luiz Flávio Floriano por sua vez, agradeceu aos eleitores e familiares e prometeu continuar trabalhando por toda a população nos próximos quatro anos. Outro vereador a agradecer foi Sérgio Eugênio Silva, que agradeceu primeiramente a Deus, ressaltando que não foi fácil a caminhada até aqui e lamentou a saída dos colegas. Sérgio lembrou a parceria com o vereador Erik e com a ex-vereadora Alessandra Sudério em mandatos passados. Ele parabenizou o ex-prefeito Paulo Luis por sua coragem em disputar as eleições sabendo que seria muito difícil. Quanto ao trabalho nestes quatro anos, o vereador afirmou que foi “oposição que não foi oposição”. O vereador cumprimentou Marcelo e Luizinho pela vitória e que agora é pensar no avanço no município. Para finalizar, elogiou o trabalho de Erik Roberto afirmando que ficará para a história sua contribuição ao povo trespontano.
Roberto Cardoso, também reeleito com 752 votos, agradeceu a Deus e ao seu filho Roberto Júnior e â Mãe, Andreia pelo apoio na campanha. Ele agradeceu a cada eleitor pelo voto de confiança e afirmou que o trabalho de fiscalização vai continuar e que nesta campanha não usou nenhum dinheiro de fundo partidário. Lamentou por aqueles que torceram contra sua vitória, mas que isso faz parte do processo democrático.
O último a falar foi o presidente Maycon Machado, agradecendo ao eleitorado por sua grande votação e cumprimentando os eleitos. Maycon agradeceu ao vereador Erik pelos ensinamentos nestes quatro anos e também à Marlene e Benício pela parceria. O presidente desejou fé, união e trabalho não só os vereadores eleitos como também ao Marcelo Chaves e Luizinho. Para encerrar sua fala, agradeceu à sua família, principalmente seu pai e sua mãe, amigos e a toda população por terem acreditado que seu trabalho precisa continuar.
PROJETOS ANALISADOS E VOTADOS
VETO Nº 002, DE 15 DE OUTUBRO DE 2020
Veta totalmente o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 024, de 21 de setembro de 2020, que “Altera a Lei Municipal nº 3.517, de 25 de abril de 2014, que ‘Dispõe sobre a permissão dos serviços de utilidade pública de transporte individual de passageiros em veículos a motor de aluguel, e dá outras providencias’”.
O Projeto de Lei em tema está por ferir e desrespeitar a principal função do Executivo, ou seja, o de administrar os interesses públicos, no caso específico, a prestação dos serviços de transporte público individual de passageiros, restando cristalino que apenas o Prefeito Municipal, na condição de Chefe do Poder Executivo, pode dispor sobre tal matéria. Veto mantido pelo Plenário.
Projeto de RESOLUÇÃO nº 004, de 23 de OUTUBRO de 2020
Iniciativa: Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O presente projeto justifica-se na necessidade de se regulamentar a galeria de ex-legislaturas da Câmara Municipal, a fim de que se possa homenagear aqueles que compuseram o Poder Legislativo no curso de sua história, identificando os Vereadores e os cargos ocupados junto à Mesa Diretora. Esta proposta foi aprovada.